English
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
 
Ecopontos
Roteiros
Fotos
Mapas
Áreas Protegidas
Dicas
Avaliação
Sua Sugestão
Outros Guias

Chapada de Guimarães

Encosta da Chapada de GuimarãesVocê entra no Guia Ecológico da Chapada de Guimarães acessando diretamente os ECOPONTOS (com os principais pontos de atração ecoturística, como rios, cachoeiras, paisagens, cavernas etc), os ROTEIROS (com as principais cidades) ou conhecendo as ÁREAS PROTEGIDAS por lei na região, olhando os MAPAS para saber como chegar ou ainda visitando as GALERIAS DE FOTOS.

O Guia Ecológico da Chapada de Guimarães apresenta opções para esta parte da região centro-oeste, no Estado de Mato Grosso (Brasil), englobando áreas dos municípios de Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger e Jaciara. São áreas mais ou menos preservadas, vegetação de cerrado, belezas naturais e algumas referências históricas. No Chapada, a altitude situa-se em torno de 800 metros acima do nível do mar. Em Cuiabá está o centro geodésico da América do Sul, demarcado em 1909 pelo militar Cândido Rondon. Por algum tempo alimentou-se a controvérsia sobre a localização do marco, que poderia estar na borda de um mirante natural quase dentro da cidade de Chapada de Guimarães, mas as coordenadas corretas apontam para Cuiabá.
Outra questão histórica: neste guia optamos pelo original "Chapada de Guimarães" quando nos referimos à região, em fidelidade à história local que está sendo resgatada. Na era colonial, como parte do esforço de marketing de guerra do governo colonial português numa zona de transição para os domínios espanhóis, houve a decisão de dar nomes aos lugares de modo que Portugal fosse sempre uma referência - foi o que aconteceu com Chapada de Guimarães em homenagem a um figurão da corte que passou por Mato Grosso e era natural da histórica cidade portuguesa, Guimarães. Por uma falha dos legisladores, a versão popular "dos Guimarães" foi mantida quando da criação do município no Século XX. Confirmou-se o erro depois, mas tornou-se dispendioso fazer um plebiscito para mudar apenas duas letras.
As principais referências para o ecoturismo nesta região são a própria cidade de Chapada dos Guimarães, surgida no ciclo do ouro do Século XVIII, e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com suas cachoeiras, trilhas, formações rochosas, fauna e flora, além da Área de Proteção Ambiental (APA) em sua volta, também com atrações naturais e sítios arqueológicos. A cerca de 150km de Cuiabá está o município de Jaciara (MT), com dezenas de cachoeiras, onde se praticam esportes radicais nas corredeiras.
Mais distante, na divisa com Goiás, estão referências ecológicas importantes como o rio Araguaia e o Parque Nacional das Emas (Mineiros,GO). A Chapada de Guimarães está a cerca de 1.200 km de Brasília, por rodovias asfaltadas (com cerca de 200km em péssimo estado de conservação em meados de 2001). Da cidade de São Paulo, fica a cerca de 1.400km (o trecho ruim está no estado de Mato Grosso).
O guia está organizado em torno dos pontos de interesse para o turismo ecológico - os ecopontos, com informações sobre cachoeiras, rios, lagos, cavernas e outras atrações naturais. Conheça também as áreas protegidas por lei (parque e APA). Veja as fotos da região, expostas em galerias de fauna, flora, águas, cavernas e paisagens. Há também a área com fotos de problemas ambientais das diversas áreas de interesse para o turismo ecológico.
Para se situar e saber como ir de um local a outro, consulte os mapas.
Particpe enviando comentários, críticas, sugestões, denúncias, fotos, roteiros e outras informações, ajudando a preservar o meio ambiente..


Boa viagem.

 

Google

eco.tur.br © 2003 - SCRN 714/15 bl H entr 45 s 304 - Cep 70.761-680 - Brasília,DF- Brasil